LegoShell: Linguagem Visual de Programação Distribuída

Apresenta a versão revisada da LegoShell, uma linguagem gráfica de programação e configuração de objetos distribuídos. Os elementos básicos são programas (objetos em Cm ou C++), periféricos e arquivos que podem ser interligados por meio de vários tipos de conectores. Cada programa, periférico e arquivo contém portas de acesso a dados. Uma computação (programa) LegoShell é um conjunto de elementos básicos interligados. Cada elemento é um objeto remoto e pode residir em uma máquina distinta numa rede TCP. Programas podem especificar que vão utilizar objetos remotos mas que serão somente determinados na sua configuração (i.e., na LegoShell ou outro programa responsável pela configuração). Um objeto usa um objeto remoto como se ele fosse local. Em essência, com a LegoShell é possível transformar um conjunto de programas comuns (objetos) num programa distribuído composto de objetos cooperantes. Em adição à capacidade de configuração de programas distribuídos, os programas em LegoShell podem ser transformados em programas em Cm Distribuído e programas em Cm Distribuído podem ser visualizados como programas em LegoShell. O programador pode editar um programa em qualquer das duas visões. Diferentemente das outras notações metodológicas, um programa LegoShell é também executável.

1997